"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são."

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Hoje, para começar o meu blogger, decidi escolher um tema que tem me tirado muitas noites de sono, porque foi o tema escolhido para o meu TCC (trabalho de Conclussão de Curso), esses títulos foram sub-capítulos que usei e abordei no trabalho.
Com o Tema; FOTOJORNALISMO: O IMPACTO NAS MÍDIAS IMPRESSAS DE ONTEM E DE HOJE; DO PONTO DE VISTA DO FOTÓGRAFO E DA ACEITAÇÃO DO PÚBLICO, busquei fazer um levantamento dos problemas que os profissionais de fotojornalismo tem hoje no Brasil.


O Impacto do Fotojornalismo

Uma nova maneira de ver o mundo e interpretar ele foi o que aconteceu quando as novas tecnologias chegaram, no fotojornalismo essa tecnologia fez que a imagem perdesse o valor em qualidade, mas aumentou no valor de impacto, porque hoje qualquer que seja a tecnologia usada, o importante é a imagem, importância histórica que ela marca e seu conteúdo.

Nesse contexto, estaria o profissional de fotografia, condenado a perder mesmo com o conhecimento, o investimento e o trabalho que tem, para alguns que querem ver a sua primeira fotografia, mesmo que sem qualidade, impressa ou em um site?

A imagem fotográfica não é um simples registro físico-químico ou eletrônico do obje-to fotografado: qualquer que seja o objeto da documentação não se pode esquecer que a fotografia é sempre uma representação a partir do real intermediada pelo fotógrafo que a produz segundo sua forma particular de compreensão daquele real, seu repertó-rio, sua ideologia. (...) Temos portanto uma fantasia que é tornada realidade concreta uma vez que veiculada pela mídia e consumida enquanto produto (Kossoy, 2002: 52).

Com as novas tecnologias digitais, múltiplas possibilidades se abrem para que qualquer usuário possa modificar e até criar uma cena, por um lado a fotografia perde a característica de registro dos fatos com uma visão de um profissional e ganha em apenas trazer a informação.

Mesmo com a evolução histórica, a fotografia jornalística continuou a passar pelo espelho do real, como este se apresenta perante as câmeras, “o que a foto registra, aconteceu, e o fotógrafo esteve lá para testemunhar”. A fotografia é considerada, antes de mais nada, uma linguagem, mesmo se levando em conta os múltiplos pontos de vista que ela tem, e ao se juntar com o texto, como ocorre com o fotojornalismo, acontece o que Adriano Duarte chama de “simbiose entre linguagens”.

 Expressão Fotográfica

De acordo comArlindo Machado (2005), ainda não há uma preparação consciente do público das mudanças que as imagens causam e que são consumidas no cotidiano. A fotografia vem passando por novas convenções e idéias, tomando rumos mais prósperos à comunicação e às artes e na medida em que cria um outra estética, transforma-se em importantes elementos comunicativo e torna-se o próprio discurso.

O impacto que a fotografia causa na sociedade é sustentado por três partes distintas, onde buscamos nos aprofundar no contexto em que a fotografia se firma como realidade, no conteúdo do discurso fotográfico e em seu paralelo com o universo textual, resumindo, a fotografia ela pode dizer muito sem precisar de um texto, mas ela com o texto ela se aprofunda mais na idéia do fotógrafo e do jornalista.

A fotografia é capaz de expressar muito além da realidade, aparecendo em diversas formas, com diversos tipos de enquadramento, o que não difere da fotografia antiga, entretanto a urgência de apresentar os fatos, pela concorrência e a exigência do mercado, faz com que seja uma imagem criativa, e que a mídia impressa busque um editorial diferente, com a fotografia sendo sinônimo de credibilidade.

Renan Odorizi - Fotografia e Imagem Digital

www.flickr.com/renanodorizi

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o seu artigo Renan.
Nos leva a um aprofundamento do quão é importante a valorização do profissional de fotografia, em detrimento ao simples "clickador de momentos".
No meu entender, iremos sempre precisar da visão apurada dos verdadeiros fotógrafos, porque registrar um evento por registrar pode não transmitir o sentimento e foco direto no assunto que faz a imagem se converter em uma linguagem entendida pelos seus expectadores.
É preciso muita sensibilidade para atingir esses objetivos e isso só se consegue com críticas em cima das imagens que a pessoa gera e a apuração do olhar. Apreciar trabalhos de fotógrafos renomados e também acompanhar a evolução de outros que estão começando. Tudo que venha a agregar informações interessantes é bastante válido.
Parabéns pelo texto. São materiais assim que nos fazem repensar o assunto com a razão e a emoção em sintonia.
Abração meu irmão.

Solange Belém disse...

Olá Renan, sábias palavras!
Abraço

Sol

KALIL PEREIRA disse...

A fotografia também é a arte de se comunicar, a foto faz a leitura de expressão do corpo humano.

Radialista Kalil Pereira
do JORNAL REPÓRTER SP ILUSTRADO

1º Exposição Vale Foto Clube